top of page
LOGO revista IBERC 02-cinza forte.png
ISSN 2595-976X

A revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) é uma publicação quadrimestral que pioneiramente se coloca como espaço de excelência para o debate da responsabilidade civil, em toda a sua transversalidade, basicamente na abordagem do desenvolvimento da temática no Direito brasileiro, porém sempre com um olhar atento para as contribuições do direito comparado, tanto nas jurisdições da civil law como da common law.

 

O periódico é mais um – senão o principal – dos contributos do IBERC, que foi criado em 2017. O Instituto é o primeiro grupo brasileiro exclusivamente dedicado à pesquisa, debate e aperfeiçoamento da responsabilidade civil, nos moldes de institutos congêneres há muito estabelecidos na Europa e nas Américas.

 

Com o objetivo de aliar cientificidade e inovação, a revista do IBERC conta com um Conselho Editorial composto por trinta e cinco especialistas internacionais e cinco especialistas nacionais, que em muito contribuem para o conhecimento e difusão da responsabilidade civil, a saber: Adalberto Pasqualotto, Eugênio Facchini Netto, Giselda Hironaka, Maria Celina Bodin e Paulo Luiz Netto Lôbo.

 

Por meio de artigos, resenhas de livros e comentários de julgados – seguindo as exigências da CAPES –, oferecemos ao leitor uma opção preferencial para desvelar a responsabilidade civil nos âmbitos estruturais e funcionais, sem descurar dos princípios e das regras constitucionais e infraconstitucionais que permeiam as categorias jurídicas que a compõem. Nessa linha, a revista do IBERC é uma fonte gratuita e online para pesquisa e para a promoção de estudos, com o objetivo de  expandir os diálogos e materiais relativos à responsabilidade civil no país, bem como o número de pesquisadores(as) e de profissionais dedicados à temática. Partindo dessa premissa, a publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0).

​Os textos, em português, inglês ou espanhol, devem ser enviados exclusivamente pela plataforma OJS. Toda submissão deverá conter o currículo do(s) autor(es) do texto, e-mail, endereço, telefone e o Código ORCID (https://orcid.org/) dos mesmos. Após o recebimento dos pareceres, o autor deverá revisar e formatar seu artigo de acordo com as normas da revista, sob pena de não publicação do texto no periódico. Nenhuma taxa será cobrada durante o processo de avaliação e publicação e, após a avaliação por pares, os artigos serão divulgados sem custos para o(a) autor(a) e para o(a) leitor(a).

 

Contamos com a participação e colaboração de todos que queiram construir conjuntamente um referencial de pesquisa sobre responsabilidade civil de maneira plural, respeitando sempre as ideias divergentes.

 

Nelson Rosenvald (Presidente)

Flaviana Rampazzo Soares (Diretora de Publicações)   

bottom of page