top of page

Adeus ao grande mestre

"É com muito pesar que o IBERC comunica à comunidade jurídica o falecimento do Professor Renan Lotufo. O Brasil perde uma das maiores referências do direito civil. Desembargador do TJ/SP, advogado e Professor do Programa de Pós-graduação da PUC-SP, Renan Lotufo deixa um enorme legado para o direito privado. Ele foi professor e orientador de muitos dos associados do IBERC. Várias das amizades que unem civilistas de todos os cantos do Brasil começaram em suas aulas. Aliás, um grande mestre não se forja apenas em classe ou em palestras: é aquela pessoa que incita o aluno a ir além, apresentando pensamentos divergentes e comparando sistemas jurídicos. Como orientador, fazendo-se presente, conduzindo-nos à reflexão e ao aprimoramento técnico.

A generosidade do Prof. Renan Lotufo era demonstrada simultaneamente ao seu rigor acadêmico, uma vez que sempre estimulou cada aluno a alçar voos mais altos e demonstrou, que por meio de seu exemplo, que as pesquisas e os avanços nas áreas jurídicas seriam sempre paulatinos. Tais lições, como sempre defendeu, não deveria ser limitada aos estudantes privilegiados que a recebiam em suas disputadas aulas, mas difundida em lições eternizadas em suas obras e à disposição daqueles que infelizmente não tiveram a grata oportunidade de conhecê-lo.

Ao invés de se isolar e desfrutar de seu êxito obtido por meio de uma atividade acadêmica e profissional incansável, ele preferia dividir um espaço que naquele momento o consagraria com colegas de docência, da magistratura ou da advocacia e, principalmente, com seus ex-alunos que sempre o veneraram como alguém dotado de desprendimento até mesmo em relação ao seu local de trabalho, uma vez que abria a imensa biblioteca de seu escritório e a dividia com quem ali quisesse pesquisar: Uma “universalidade”, na acepção do termo. O mais importante é a pessoa que transcende a figura do professor. Renan Lotufo era grande em humanidade. Pela sua vasta cultura jurídica e humanística em inúmeras ocasiões a vida o colocou como protagonista e um professor à frente de seu tempo, mas tanto por sua humildade como pela sabedoria que o caracterizavam recusou tal protagonismo, até mesmo em situações em que recebia merecidas homenagens.

O Professor Renan costumava dizer que